Inicio Sobre Nós Actividades Bloco de Notas Serviços Galeria Sites Contactos
           Sobre Nós
           Origem
           Indicadores
           Normativos
           Orgãos Sociais
           Estrutura Orgânica
           Sede Social
<<Julho 2017>>
S T Q Q S S D
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

 

Siga-nos no:                            
 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA DE FERRAGUDO   
Breve resenha histórica 
 

A Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo, ACD Ferragudo como é comummente conhecida, nasceu num já longínquo Abril de 1977 a partir de um sonho projectado por um grupo de jovens, que tirando partido da brisa libertadora que o 25 de Abril veio trazer à sociedade portuguesa, se congregaram de uma forma orgânica num ideal único, servir Ferragudo através da cultura e do desporto.

Com pouca experiência, sem meios e sem instalações, mas munidos de uma vontade determinante e a vivacidade própria da sua juventude, meteram mãos à obra e deram início a uma longa caminhada.

Depois de legalmente constituída e com órgãos sociais democraticamente eleitos, a Colectividade iniciou a sua actividade abordando as mais variadas vertentes da cultura e do desporto, onde o Teatro, a Alfabetização e o Atletismo se constituíram como seus expoentes máximos.

Utilizando o salão paroquial e o antigo polidesportivo como rampas de lançamento das suas actividades, foi, de forma sustentada, alargando o leque dessas actividades e afirmando-se no panorama associativo concelhio e regional, por força do seu dinamismo e do papel inovador que incutia na sua intervenção. Com base na experiência adquirida na acção, melhorou consideravelmente nos aspectos organizacionais e na metodologia de trabalho.

A partir de 1979 com a utilização daquela que é considerada historicamente como a sua primeira Sede Social, a casa do Dr. Manuel Bentes na Rua 1º de Maio, foi dado um grande passo em frente, aumentando o número de actividades, criando-se as primeiras de carácter permanente, é adquirido o primeiro computador, é criada a Biblioteca, começa a publicar-se o Boletim Informativo “Abril”, passa a contar com colaboradores eventuais, altera os Estatutos, cria novos instrumentos de regulação e controlo. Inicia-se o processo de construção da Sede Social.

O extraordinário concerto de Carlos Paredes na Igreja de Ferragudo e a visita às Escolas Primárias do Concelho de Lagoa, da novel Campeã Olímpica da Maratona Rosa Mota, a convite da Colectividade, são marcos de referencia desse período.

A Animação Infantil, as Lutas Amadoras, o Concurso de Fotografia, o Cinema, a Música, o Festival Cultural e Desportivo de Ferragudo, o Futebol de Salão entre outras, passaram a fazer parte do seu cardápio de actividades.

Os primeiros passos do movimento inter-associativo no Concelho de Lagoa e depois no Algarve, partem de iniciativas da Colectividade.

O segundo e de certo modo decisivo passo, dá-se em 1988 com a sua transferencia de armas e bagagens para a nova Sede Social, já parcialmente construída.

O número de associados regista um aumento significativo, passando num ápice de 165 para 772 em menos de 10 anos.

A modelo organizacional consolida-se, a informática instala-se disponibilizando aplicações específicas de gestão, planeamento e controlo. Diversificam-se as actividades, contratam-se os primeiros técnicos, a utilização do Polidesportivo Municipal contíguo à Sede é potenciada, a Praça Rainha Dª Leonor passa a ser o palco privilegiado dos seus espectáculos e actividades.

O peso específico da Colectividade no seio do movimento associativo regional aumenta fortemente. O capital de confiança e de respeito junto das entidades oficiais e autárquicas reforça-se.

Em 2000, durante um mês a Colectividade vira-se para dentro e  sob o lema “Parar, questionar o presente, reflectir e preparar o futuro” promove as suas Jornadas de Reflexão. Faz o diagnóstico da situação. Repensa a acção. Adequa o modelo e a estrutura. Revê as políticas de intervenção. Adopta um  plano estratégico. Renova-se e rejuvenesce. Abre-se ao futuro.

Dois anos depois comemora com pompa e circunstancia o seu 25º Aniversário, inaugura a sua Sede Social (das melhores ao sul do Tejo, dizem).

Passa a dispor de instalações modelares e polivalentes. Disponibiliza-as em permanência à sociedade.

Oferece um vasto leque de actividades sócio-culturais (Biblioteca, Esp@çoNET, Animação Infantil, Informação Juvenil, Exposições, Concursos, Roteiros Culturais, Boletim Informativo, Agenda Cultural, etc.) e sócio-desportivas (Basquetebol, Escola de Basquetebol, Ginástica, Taekwondo, Ballet, Ginástica Ritmica, Danças Salão, Marchas, Escola de Fustal, Centro de Massagens, Escola de Música, Explicações,etc.)

Movimenta diariamente e de forma regular cerca de 160 participantes nas diversas actividades. Os seus órgãos sociais envolvem quase 40 elementos.

Sempre aberta à novidade e disponível para a acção inovadora.

Dispõe de uma estrutura orgânica ágil e flexível. Tira partido das novas tecnologias da informação. Serve-se de modelos de gestão modernos e rigorosos. Mantêm-se atenta aos sinais dos tempos e joga na antecipação.

Mais de 25 anos decorridos sobre o primordial passo, olha para o seu passado e orgulha-se do que fez.

Encara o presente como uma contínua luta, necessária para a consolidação do sonho.

O futuro, aceita-o como um desafio.

    ACD Ferragudo, desde 1977 Neteuro © 2008 Uma aposta ganha. O futuro como desafio!